terça-feira, 15 de março de 2011

A SEGUNDA VINDA DE JESUS

A SEGUNDA VINDA DE JESUS

A Segunda Vinda de Jesus

 
ESCATOLOGIA
 
A SEGUNDA VINDA DE JESUS
 
Jesus Cristo é o centro da revelação de Deus aos homens. Ele veio a primeira vez como Salvador e virá a Segunda vez como juiz: “E como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos  (1º vinda), aparecerá a Segunda vez sem pecado, aos que o esperam para a salvação  (2º vinda)”. Hb. 9:27,28; Mt. 16:27; Lc. 27:28-30.
A palavra de Deus menciona mais vezes a 2ª vinda de Cristo do que a primeira.
A Bíblia não revela quando será o dia nem a hora em que Jesus voltará. Esta hora é de autoridade exclusiva do Pai. At.1:7; Mt. 24:36-42; Lc. 12:42-44; Mc. 13:21,22.
 
·        A Segunda vinda será literal: At. 1:10; 1 Ts. 4:16,17; Ap.1:7; Zc. 14:4.
·             A Segunda vinda será gloriosa: Mt. 16:27; 25:31; 2 Ts. 1:7-9; Cl. 3:4; Lc. 21:27; Mc. 8:38.
·              A Segunda vinda será repentina, “como num abrir e fechar de olhos” 1 Co. 15:52; Mt. 24:27
·              A Segunda vinda será inesperada: 2 Pe. 3:4; Mt. 24:48-51; Ap.16:15
 
A Segunda vinda será anunciada com grande clangor de trombeta: Mt. 24:31 – (Ex. 19:13-19); 1 Co 15:52; 1 Ts. 4:16.
 
POVO ESCOLHIDO: Israel é o povo escolhido para receber as revelações de Deus. Deus se revelou a Abraão  (Gn. 12), Moisés  (Ex. 3) e nunca deixou de dar testemunho de si mesmo através dos séculos. Com a monarquia, particularmente com o reinado de Davi, Israel atingiu a Idade de Ouro, o apogeu. Deus deu a Davi a planta do Templo e Salomão o edificou  (I Cr. 28;19; 22:5).
 
O reinado de Salomão se caracterizou pela prosperidade, o luxo, mas também, a idolatria. Com a sua morte, o reino foi dividido. Em lugar do reino unido, pelas 12 tribos de Israel, dois reinos se estabeleceram:  o reino do norte , Israel  (capital Samaria) e o reino do Sul, Judá  (capital Jerusalém). Por causa da desobediência e da idolatria, o povo de Deus foi levado cativo.
 
Primeiramente, o reino do norte  (cativeiro assírio), aproximadamente um século mais tarde, o reino do sul (cativeiro babilônico) Dn. 9:7. O cativeiro teve por objetivo correção e disciplina do povo entregue à idolatria. Deus usou Nabucodonosor para executar seu juízo: Jerusalém deu ensejo ao ministério dos três grandes profetas: Jeremias, Ezequiel e Daniel.
 
Em uma das levas de cativos estava Daniel. O livro de Daniel  (Dn. 7:1,28; 8:2; Mt. 24:15) é considerado o “Apocalipse do Antigo Testamento”. Daniel está ligado a homens justos  (Ez. 14: 14-16).
 
·        cativeiro babilônico durou 70 anos  (Dn. 9:2; Jr. 25:11 Jr. 29:10), quando, então a Babilônia caiu sob o Império Persa. O rei persa, Artaxerxes, deu ordem para restaurar a cidade de Jerusalém e permitiu a volta dos exilados judeus.
 
Deus revelou-se a Daniel e deu a ele a profecia das 70 semanas proféticas.