As Duas Testemunhas
AS DUAS TESTEMUNHAS – (Ap. 11:3-13) .
OBS.: Primeiro ponto de vista( antigo, e já descartado).
· Serão (dois homens*) de Deus com poderes semelhantes aos de Moisés e Elias (vv 5,6; I Rs. 17:1; Ex. 7:19)
· Profetizarão durante 3 anos e meio. Quando entregarem toda a mensagem, Deus permitirá que o anticristo tire a vida destas duas testemunhas, que serão vistas por todo o mundo e estarão na cidade do Grande Rei (Jerusalém).
Depois de 3 dias e meio, Deus enviará sopro de vida a estas duas testemunhas ressuscitarão e muitos glorificarão a Deus.Quando ressuscitarem, uma nuvem as envolverá e elas subirão (Dn. 9:27; Ap. 11:3,7).
“... Vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro, e para aguardardes dos céus, o seu Filho, a quem Ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus , que nos livra da ira vindoura” Ts. 1:9-10.
OBS: COMENTÁRIO I
Em virtude de muitas simbologias envolvendo a questão, já é possível NAO somente crer que as duas testemunhas sejam apenas duas pessoa, mas podem representar grandes organizações.
· Castiçal é símbolo de Igreja / palavra/Israel.
· Oliveira produz óleo, que é símbolo do Espírito Santo/ Israel/ Unção.
· É dito que o anticristo lhes faz GUERRA, isto poderia ser confuso se nos prendermos exclusivamente ao fato, considerando duas pessoas somente.
Não devemos esquecer que a parábola das 10 virgens – (Mt.25), revela que parte da Igreja não será arrebatada.
Outro detalhe é que é dito que seus corpos estarão na praça; corpo é também símbolo da Igreja.
Enfim não tomemos decisões precipitadas; pois a seu tempo, tudo será revelado – (Deut. 29:29).
OBS.: COMENTÁRIO II
Pelas próprias simbologias Bíblicas, outro argumento que encontramos, é que, as duas testemunhas possam ser: Oliveira – (remanescente * de Israel), castiçal (remanescente* da Igreja). – Vede: Jr. 11:16/Zc. 3:1_ 4:14.
(*) Remanescente: Aqueles que guardarão os princípios de Deus.
“Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se removam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Assim também vós: quando virdes todas as coisas, sabei que está próximo, ás portas. “ (Mt. 24:32,33)
OBS.: COMENTÁRIO III
Pelos símbolos envolvendo a questão das Duas Testemunhas, também há aqueles que acreditam que as mesmas serão a Igreja ( castiçal), e Israel ( oliveira), conforme referências bíblicas já citadas, todavia entra em questionamento, até quando a Igreja permaneceria na terra, a fim de dar testemunho.
DETALHE: Ao ser dito que os seus corpos jazerão na praça da Grande Cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, preste muita atenção:
1) Apocalipse faz referência a Grande Cidade, como sendo : Roma, Babilônia, A Prostituta que reina sobre os reis da terra, e em fim, com simples conclusão a “Igreja” Católica Apostólica Romana. Bem, em virtude de a Grande Cidade reinar sobre toda terra, é possível também desenvolver o pensamento de que os corpos mortos NÃO estejam em um local específico, mas espalhados por toda terra ( mundo); pois também podemos entender de duas maneiras a expressão: onde seu Senhor também foi crucificado. Ou seja: especificamente Jesus foi crucificado fora de Jerusalém, e em sentido genérico, foi crucificado no mundo.
OBS.: COMENTÁRIO IV.
Os dois Ungidos (duas oliveiras) são: Josué, representando a autoridade religiosa e, Zorobabel, representando a autoridade civil, eles são arquétipos das duas testemunhas mencionadas em Ap.: 11: 3-4.
LEMBRETE : Não esquecer que dois (2), é símbolo de uma operação na qual Deus está agindo , e tem “ pressa” em realizar (Ex.: dois sonhos de José, e dois sonhos de Faraó, os quais significam a mesma coisa).Portanto, as duas testemunhas podem não ser dois , mas sim uma única ação confirmada, ou seja, mesmo que não queiram aceita-la, não poderão nega-la (Pr. Tupirani).